A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por meio do seu Planejamento Estratégico 2021-2025, apresenta como objetivo nº 4 a necessidade de ampliar e fortalecer a comunicação efetiva com os diversos setores da sociedade, buscando dar visibilidade às suas atividades e seus impactos, tendo como uma das linhas de ação a ampliação do acesso ao acervo da Unicamp. De modo semelhante, o SBU, por meio do seu Planejamento Estratégico 2022-2026, tem como objetivo nº 4 atuar e incentivar as bibliotecas do SBU quanto ao seu papel no desenvolvimento da ciência aberta, tendo como uma das linhas de ação o fortalecimento, a visibilidade e o impacto do Repositório Institucional da Unicamp. Ampliar o acesso à produção científica da Unicamp é uma forma de democratizar o conhecimento e promover o desenvolvimento social, cultural e econômico do país. Uma das formas de ampliar o acesso e a visibilidade da produção científica da Unicamp é por meio de seu Repositório Institucionais: o de acesso à produção científica: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp (https://www.repositorio.unicamp.br/) e o de dados de pesquisa: Repositório de Dados de Pesquisa da Unicamp REDU (https://redu.unicamp.br/). Esses repositórios são plataformas digitais que armazenam, preservam e divulgam as produções científicas e os dados gerados pelas pesquisas realizadas na Universidade. Os repositórios permitem que os usuários tenham acesso livre e gratuito aos metadados e aos conteúdos, respeitando os direitos autorais e as políticas editoriais. Além disso, os repositórios aumentam a visibilidade e o impacto da produção científica, facilitando a sua integração com outras bases de dados nacionais e internacionais.
Aumentar o número de publicações dos últimos 5 anos no Repositório da Unicamp Ampliar o uso do Repositório nacional e internacionalmente Melhorar a visibilidade do Repositório, aumentando sua presença nos resultados de busca no Google acadêmico e motores de busca convencionais
OrgãoSBU
Líder do ProjetoMárcio Souza Martins
Membros da EquipeEmerson Jose Ferri
Daniela Feijo Simoes
Marcio Souza Martins
Erica Cristina de Carvalho Mansur
Alessandra Karyne C de Souza Neves
Mariana Pedroso
Juliano Benedito Ferreira
Francisco Tadeu G de Oliveira Foz
Orçamentos | ||
---|---|---|
Descrição | Data | Valor |
PDO 2024 QUADRO 51 - PROJETOS ESTRATÃGICOS - PLANES 2024 e Deliberação COPEI 042/2023. | 24/10/2023 | 117776.48 |
Total | 117776.48 |
Gastos | ||
---|---|---|
Descrição | Data | Valor |
O recurso será utilizado pagamento do serviço de marketing do | 31/07/2024 | 24000 |
Recursos serão utilizados para assinatura da ferramenta BestMARC e contratação do curso "Ciência Aberta: Gestão de Dados de Pesquisa e Repositórios Institucionais para Bibliotecários" TD:10341/2025 | 07/03/2025 | 84393.84 |
Total | 108393.84 |
Saldo | |
---|---|
Total | 9.382,64 |
2. Contratação de uma empresa de marketing digital para realizar campanhas de publicização do Repositório | |
5. Realizar uma análise dos metadados existentes no Repositório, identificando inconsistências ou falta de informações relevantes | |
5.1 Padronizar e aprimorar os metadados dos materiais já presentes no Repositório | |
5.2 Monitorar a recuperação dos materiais nos mecanismos de busca e realizar ajustes nos metadados conforme necessário | |
3. Realizar treinamentos para conscientização do autoarquivamento | |
1.2 Assinar a ferramenta BestMARC | |
4. Capacitar a equipe responsável pelo Repositório na curadoria adequada dos metadados | |
1.1 Implementar as ferramentas de automação no fluxo de trabalho de catalogação | |
1. Testar e validar as ferramentas de automação para garantir a eficácia e a precisão dos resultados |