• Rua da Reitoria (em frente a Praça das Bandeiras) - Barão Geraldo - Campinas - SP
  • geplanes@unicamp.br

EDITAL TIPO 1 - IG - Finalizado - De 23/07/2019 até 15/11/2021

Atualizado em: 27/02/2024 12:01
Progresso Entregas (10/10)
100%
Progresso das Atividades Parciais Terminadas (0/0)
0%
Atividades Parciais Atrasadas (0/0)
0%

EDITAL TIPO 1 - IG
Download


Descrição

O objetivo desta proposta (do tipo 1) é criar um laboratório interunidades com tecnologia de interface avançada de Realidade Virtual (RV), para aplicação no ensino de graduação na UNICAMP. O laboratório seria instalado no Instituto de Geociências, no espaço já disponível do atual Laboratório de Processamento de Informações Geo-referenciadas (LAPIG). Inicialmente, o laboratório interunidades de realidade virtual terá o apoio das seguintes unidades: Instituto de Geociências, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Agrícola, e Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED). O laboratório, no entanto, tem potencial para atender outras Unidades que almejam utilizar a técnica RV como ferramenta complementar de ensino de graduação.

Ganhos do Projeto

● Maior motivação dos estudantes de um modo geral, tendo por base a experiência de primeira pessoa vivenciada por eles e, em consequência, menor evasão do curso e menor índice de reprovação. ● Redução da dificuldade de aprendizagem, principalmente na análise de objetos ou paisagens compostas por três dimensões (3D) - reduzindo o nível de abstração durante as disciplinas que se apresenta como uma das maiores dificuldades dos alunos. ● A possibilidade dos alunos repetirem as atividades para reforçar seu entendimento utilizando o laboratório em horários extraclasse. ● Aprimoramento da interação entre os alunos, fazendo com que compartilhem a mesma experiência. ● Possibilidade de que os estudantes tenham diferentes impactos e percepções sobre o conteúdo ensinado. ● Possibilidade do acesso e estudo de locais, objetos, obras arquitetônicas, afloramentos geológicos, paleoambientes, etc., que se encontram muito distantes da unidade de estudo ou até em outros países ou planetas. Isto poderia ter um grande impacto no ensino e até nas finanças dos cursos que precisam de numerosos trabalhos de campo e viagens a locais distantes, não acessíveis e de alto risco.

Orgão

CGU

Líder do Projeto

Diego Fernando Ducart

Membros da Equipe

Émerson José Ferri

Diego Fernando Ducart

Gestão dos Recursos Financeiros

Orçamentos
Descrição Data Valor
Equipamentos nacionais e importados 16/07/2019 199977.60
Total 199977.60

Gastos
Descrição Data Valor
Total 0

Saldo
Total 199.977,6




Resultados

Formalizações e relatório final

Ver

Comissão de avaliação

Ver

Relatório Final - Tipo 01

Ver

Relatório Final - Tipo 02

Ver



Entregas

1 Criação de um Grupo Gestor do laboratório, incluindo as Unidades participantes da proposta (IG, FEC e FEAGRI)
2. Compra de equipamentos nacionais
3. Importação de equipamentos
4. Montagem do laboratório, adequação do espaço físico já disponível no IG
5. Instalação dos equipamentos e softwares
6. Criação de um regimento que permita administrar as atividades do laboratório (Grupo Gestor)
7. Realização de testes internos com especialistas e professores
8. Capacitação dos usuários. Realização de cursos para desenvolvimento de ambientes em Realidade Virtual (RV), de forma a capacitar docentes, técnicos e alunos (instrutores PAD e PED).
9. Utilização do laboratório nas disciplinas
10. Organização de workshop, com ajuda do (EA)², com o objetivo de compartilhar experiências entre usuários internos e externos à UNICAMP.

Proposta de Indicadores        



Atividades