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Programa de Prevenção de Riscos Ambientais , Insalubridade e Periculosidade - Monitoramento dos Indicadores - De 15/10/2018 até 30/06/2021

Atualizado em: 12/06/2021 20:00
Progresso Entregas (32/33)
97%
Progresso das Atividades Parciais Terminadas (14/14)
100%
Atividades Parciais Atrasadas (0/14)
0%

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais , Insalubridade e Periculosidade
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Descrição

O projeto instituiu um grupo de trabalho (GT), para tratar do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da Unicamp, com a finalidade de elaborar um plano de implementação baseado no relatório de Avaliação Técnica dos PPRA’s emitido pela Ernst & Young (Processo n. 01-P-5756/2018 e Contrato n. 166/2018). Partindo do diagnóstico da EY, uma síntese foi gerada apontando as principais causas, impactos e riscos relacionados às atividades de insalubridade e periculosidade. Com base nesse diagnóstico e na tríade da gestão (Pessoas, Processos e tecnologia), a primeira reunião serviu de alinhamento em relação às premissas e definição de algumas ações: 1. Processos - Mapeamento e Redesenho do Processo Atual; 2. Tecnologia - Implantação do Módulo Segurança e Saúde do Trabalho (módulo nativo); 3. Pessoas - Capacitação da Equipe DSTr para uso do módulo SST – Sênior e elaboração de resolução GR. Paralelamente ao mapeamento do processo atual, a Senior foi contratada para: 1. Apresentação do Módulo Segurança do Trabalho (GHEs e Posto de Trabalho) e nivelamento de conceitos; 2. Diagnóstico do Sistema Senior /Unicamp (apontando pontos críticos do sistema, customizações que deverão ser tratadas para o eSocial, parametrizações e rotinas essenciais que não estão sendo utilizadas); 3. Plano de Implantação do Módulo (elencando as parametrizações necessárias, cargas de tabelas, cadastros e outras atividades com as respectivas estimativas de horas). Com o relatório final da Sênior foi realizado um planejamento do processo de implantação do Módulo e preenchimento dos GHEs, como ponto de partida da estruturação do processo de trabalho do PPRA.

Ganhos do Projeto

Com a estruturação do módulo e com a nova metodologia, foi possível rever significativamente o número de GHEs na Universidade. Com o seu preenchimento e a vinculação do Posto de Trabalho/Colaborador ao GHE, juntamente com a normativa proposta, trará maior institucionalidade ao processo Todo o fluxo do processo de trabalho, concernente ao PPRA, em especial a interface com os RHs locais, estará informatizado no momento da implantação do módulo Posto de Trabalho (que está sendo tratado por outro Grupo de Trabalho).

Orgão

CGU_DGRH

Líder do Projeto

Gilmar Dias da Silva

Gestão dos Recursos Financeiros

Nome Data Total
Total 0




Resultados




Entregas

1. Análise dos PPRAs das Unidades
1.1 Avaliar o PPRA, mensurar, mapear a estrutura metodológica do PPRA e identificar, avaliar e mensurar os problemas/fragilidades
1.2 Análise Documental
1.3 Relatório de Considerações Iniciais e validação de entendimento
1.4 Elaboração de formulários de entrevistas
1.5 Coordenação e agendamento de entrevistas
1.6 Desenho de mapas de processo
1.7 Entrevistas Diretoria Geral de Recursos Humanos
1.8 Relatório com diagnóstico e recomendação de melhorias com foco em procedimentos
1.9 Mobilização terceiro para medições
2. Visitas aos postos de trabalho/unidades para medições: HC, CAISM, Hemocentro, CEMEQ, Gastrocentro, CEB, IQ, FCM, IB, FEA, FEQ, Prefeitura e CPQBA
3. Medição dos fatores de risco através dos métodos e equipamentos adequados
4. Análise dos fluxos de avaliação e concessão de adicionais de periculosidade e insalubridade à luz do PPRA
4.1 Realização de visitas as Unidades
4.2 Mapear os fluxos existentes na DSTr e nas unidades, bem como identificar, avaliar e mensurar os problemas, com recomendações focadas na efetividade dos procedimentos da Universidade;
4.3 Especificar oportunidades de melhoria e padronização
5. Análise da pertinência dos adicionais de periculosidade e insalubridade já concedidos à luz dos produtos obtidos nas etapas anteriores
5.1 Realização de visitas as Unidades
5.2 Identificação de riscos e perigos nos postos de trabalho
5.3 Medição dos fatores de risco através dos equipamentos adequados;
5.4 Entrevistas com pontos focais e colaboradores
5.5 Verificar pertinência com os produtos das etapas anteriores
5.6 Avaliar, mensurar e mapear os elementos que possam impactar a Universidade, incluindo: origem, consequências e classificações, demonstrando a probabilidade de ocorrência e seus impactos bem como as melhoria
6. Entrega do relatório final da E&Y - projeto de avaliação técnica dos programas de prevenção de riscos ambientais
7. Ofício com questionamentos sobre o relatório final
8. Formalização de um grupo de trabalho para analisar os programas de prevenção de riscos ambientais e elaborar um plano de implementação baseado no relatório de avaliação técnica emitido por E&Y conforme processo nº 01-P-5756/2018
9. Plano de implementação com 3 abordagens: pessoas, processos e tecnologia
10. Mapeamento dos processos "as is" e "to be", relacionados ao leiautes impactados pelo e-social (S-2210 Comunicação de Acidente de trabalho; S-2245 Treinamentos e Capacitações; S-2240 Condições ambientais do trabalho - Fatores de risco)
11. Implementação do módulo da Sênior denominado GHE (Grupo homogêneo de exposição)
12. Preenchimento dos GHEs, incluindo a contratação de estagiários
13. Elaboração e tramitação de resolução GR que estabelece responsabilidades, orientações e procedimentos para fins de aplicação de adicional de insalubridade e periculosidade no posto de trabalho.
14. Implantação na DGRH/DSTr de calendário interno de auditoria aos locais GHEs
16. Alinhamento entre GHEs Unicamp e Funcamp

Proposta de Indicadores        



Atividades


# Atividade Data Prevista Data Termino Ação da COPEI Interação CGU Responsaveis
1 6.1 Relatório de status 08/11/2018 02/04/2020
2 6.2 Relatório de status 12/12/2018 02/04/2020

# Atividade Data Prevista Data Termino Ação da COPEI Interação CGU Responsaveis
1 6.3 Relatório de status 22/01/2019 02/04/2020
2 6.4 Relatório parcial 25/02/2019 02/04/2020

# Atividade Data Prevista Data Termino Ação da COPEI Interação CGU Responsaveis
1 7.1 Análise interna e confecção de ofício com questionamentos sobre o relatório final 11/06/2019 02/04/2020
2 8.1 Reunião do GT 31/05/2019 02/04/2020
3 8.2 Reunião do GT 19/06/2019 02/04/2020
4 11.1 Reunião com o consultor da empresa Sênior 24/07/2019 02/04/2020
5 9. 1 Monitoramento do plano de implementação 30/06/2020 14/07/2020

# Atividade Data Prevista Data Termino Ação da COPEI Interação CGU Responsaveis
1 12.1 Preenchimento dos GHEs 31/03/2020 19/08/2020
2 11.2 Parametrização do sistema Sênior e suporte no preenchimento completo de uma amostra GHEs 16/08/2019 02/04/2020
3 8.3 Reunião do GT 18/11/2019 02/04/2020

# Atividade Data Prevista Data Termino Ação da COPEI Interação CGU Responsaveis
1 13.1 Validação da minuta final para resolução GR que estabelece responsabilidades, orientações e procedimentos para fins de aplicação de adicional de insalubridade e periculosidade no posto de trabalho. 18/12/2019 02/04/2020
2 12.2 Recepção e distribuição das demandas de preenchimento aos estagiários 20/12/2019 02/04/2020

# Atividade Data Prevista Data Termino Ação da COPEI Interação CGU Responsaveis