A principal ação deste projeto centra-se na readequação de uma das salas de aulas existentes na FEQ hoje, estruturadas no modelo tradicional, para abrigar uma configuração híbrida que permita a inclusão de experimentos demonstrativos em disciplinas teóricas. Assim, este espaço resultará em um laboratório de ensino modular que pode ser tanto usado com métodos tradicionais de ensino, quanto com técnicas de ensino ativo. A ideia é aproximar o fenômeno natural do educando em engenharia química no momento que o arcabouço teórico que ajuda na sua interpretação e modelagem seja apresentado a ele.
Os principais ganhos do projeto são elencados a seguir: - criação de sala multipropósito que pode ser arranjada em formato tradicional ou em grupos de trabalho; - inserção de experimentos em disciplinas teóricas através da construção de mini-bancadas experimentais; - incentivo ao uso de metodologias de ensino ativo, tais como PBL (project-based learning); - início do uso de tecnologias avançadas (realidade virtual/aumentada) no curso de engenharia química
OrgãoCGU
Líder do ProjetoRaphael Soeiro Suppino
Membros da EquipeÉmerson José Ferri
Raphael Soeiro Suppino
Orçamentos | ||
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Descrição | Data | Valor |
Total | 0 |
Gastos | ||
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Descrição | Data | Valor |
Total | 0 |
Saldo | |
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Total | 0 |
1. Definição da equipe responsável pelo projeto e calendário de reuniões de acompanhamento | |
2. Levantamento de sugestões e propostas para experimentos | |
3. Desenho do espaço físico a ser utilizado | |
4. Compra de material permanente para experimentos | |
5. Compra de material de consumo para experimentos | |
6. Montagem de experimentos | |
7. Adequação da estrutura atual ao novo espaço de ensino | |
8. Compra de material permanente para novo espaço de ensino | |
9. Montagem do novo espaço de ensino | |
10. Início das atividades no espaço de ensino | |
11. Monitoramento da implantação do projeto |